10 Líderes Mulheres que Você Tem que Acompanhar
As mulheres encontram desafios no mercado de trabalho que dificultam a ascensão. Ao longo da jornada para um cargo de liderança, a mulher encontra assédio, salários menores e comentários desagradáveis.
O debate sobre a igualdade ganhou força nos últimos anos. Confira na lista abaixo mulheres poderosas e inovadores para se inspirar.
- Luiza Trajano
A lista não poderia começar diferente. A brasileira Luiza Trajano foi a responsável por desenvolver o primeiro modelo de comércio eletrônico do mundo, quando, em 1990, Magazine Luiza criou sua loja virtual. As pequenas lojas se transformaram em um grande imperio que continua a crescer. Em 2018, já haviam anunciado o crescimento de quase 40% e vendas correspondentes a 20 bilhões de reais. Só no começo de 2020, Magazine Luiza comprou a Estante Virtual
- Sofia Esteves
Sofia Esteves fundou e preside desde então a DMRH, maior empresa de consultoria de RH do Brasil, que fatura, em média R$30 milhões por ano. Durante sua formação, ganhava menos que um salário mínimo. Hoje, contribui na inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social ao mercado de trabalho.
- Sheryl Sandberg
Conheci o trabalho de Sheryl pelo seu livro Faça Acontecer. Vale muito à pena a leitura. Nele, ela conta sobre seus desafios como chefe operacional do Facebook. Ela acumula, também, em seu currículo, os cargos de vice-presidente de vendas globais e operações online na Google e chefe pessoal do Departamento do Tesouro Norte-Americano.
- Claudia Woods
Acompanho Claudia Woods no Linkedin. CEO do Uber no Brasil, ela demonstra a preocupação não somente em inovar tecnologicamente, mas também socialmente. Algumas publicações dela falam sobre a igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho.
- Oprah Winfrey
O nome da apresentadora americana é uma marca que dispensa comentários. Suas origens humildes não dificultaram, mas não impediram que ela se tornasse a primeira mulher negra na lista de bilionários. Ela também foi a primeira mulher a produzir seu próprio talk show após fundar sua própria produtora e adquirir os direitos do seu programa.
- Arianna Huffington
Arianna é conhecida por ter reinventado o jornalismo online. Ela criou o Huffington Post em 2005 e logo fez concorrência com grandes jornais, como Washington Post e New York Times.
- Katharine Graham
Falando em Washington Post, Katharine foi sua presidente e editora. Ela foi a responsável por impulsionar o nome do jornal. Foi chamada muitas vezes de dama de ferro da imprensa por denunciar casos como o escândalo que terminou na renúncia do presidente Richard Nixon.
- Indra Nooyi
A chinesa Indra é a presidente da PepsiCo, que é dona de marcas como Pepsi-Cola, Gatorade, Toddy, Toddynho, Elma Chips, Cheetos, H2OH! e Doritos. Ela ajudou a reestruturar a empresa. Serve de inspiração o empenho dela durante a carreira. Entrou na PepsiCo em 1994, tornou-se CEO em 2001 e conquistou a presidência em 2006.
- Madam C. J. Walker
Madam C. J. Walker nasceu em 1867 nos Estados Unidos. Após sofrer com uma doença no couro cabeludo, criou uma fórmula para produtos capilares. O sucesso foi tanto que abriu fábricas e salões. Em meio a isso, nunca deixou de lutar pelos direitos dos negros.
- Paula Bellizia
CEO da Microsoft Brasil, em suas pautas estão a diversidade e a inclusão. Além da Microsoft, também trabalhou no Facebook e na Apple Brasil.
E aí ficou inspirada? Conhece mais alguma líder que todos devem seguir? Compartilha com a gente nos comentários.
Saiba mais em Capitulari.
Comentários
Postar um comentário