Diário de estrada: o que fazer em Embu das Artes

 Feriadão chegando e bateu a dúvida de onde ir para passear? Se deseja um bate-volta, especialmente se mora na Grande São Paulo, o destino de hoje é uma ótima escolha. Localizado a aproximadamente 25 quilômetros da capital São Paulo, Embu das Artes é uma cidade artística que atrai visitantes há décadas devido à arte, cultura e história.

Venha conhecer um pouco mais sobre esse destino e receber dicas do que fazer em Embu das Artes.

O que fazer em Embu das Artes


Embu das Artes: cidade artística e histórica

A bem da verdade, devo dizer que sou suspeita para falar: sou nascida e criada em Embu das Artes. Mas quem melhor que um morador para dar dicas sobre passeios e gastronomia? Embora não seja um guia definitivo mostrando todas as possibilidades, seleciono abaixo lugares que considero de bastante interesse. Mas antes vamos fazer uma pequena introdução sobre a cidade e o motivo para visitá-la.

Embu das Artes foi fundada em 1554 pelo padre jesuíta Manuel da Nóbrega e seu grupo de missionários com o objetivo de evangelizar os povos indígenas da região. Portanto, a cidade recebeu uma forte influência colonial e religiosa durante a era colonial.

Devido à localização próxima à cidade de São Paulo e à rica história cultural, Embu das Artes cresceu e se desenvolveu ao longo dos séculos. A Feira de Artesanato da cidade começou a se tornar referência no século XX, expandindo-se até os dias de hoje. Atualmente, ela ainda é a principal atração, ainda que existam muito o que fazer em Embu das Artes.

Motivos para visitar Embu das Artes

Como a história e tradição da cidade sugere, existe muito o que fazer em Embu das Artes e, por isso, diversos motivos para visitá-la. Alguns deles são:

Amostras de artes

As amostras de artes estão no topo da lista do que fazer em Embu das Artes. Afinal, a Feira de Artesanato acontece todos os finais de semana desde 1969, quando dezenas de artesãos da época expuseram suas obras nas ruas do centro histórico da cidade. Além disso, existe um centro cultural com variadas exposições e eventos.

Depois de ver as peças expostas a céu aberto, aproveite para conhecer galerias de arte com temáticas de pinturas diferentes, frequentemente remetendo à representação de paisagens e dos povos originários. Existem também lojas de móveis, tapetes e de lembrancinhas, que vendem pedras, canecas, alimentos e pequenos objetos em gesso e outros materiais que retratam as construções da cidade.



Tradição histórica

Embu das Artes mantém sua tradição histórica por meio da conservação de casarões coloniais e de igrejas antigas, como a Igreja de São Lázaro construída no século XVII, localizada próxima à região central. A cidade também possui paralelepípedos, que compõem belas fotos de recordação em conjunto com a arquitetura local.

Localização

Outro motivo para visitar a cidade e saber o que fazer em Embu das Artes, é a fácil localização, já que a BR 116, Rodovia Régis Bittencourt, passa próxima ao centro. Como mencionado anteriormente, a cidade fica a 25 quilômetros da cidade de São Paulo. Para quem vem da capital, além da opção de viajar de carro, existe a possibilidade de usar o transporte público.

O ônibus 033-Engenho Velho, operado pela empresa EMTU, parte do Terminal Vila Sônia, localizado na estação de metrô da linha amarela de mesmo nome, diversas vezes ao dia. A tarifa está custando R$6,60 em 2024. O trajeto é mais demorado devido às paradas em cada ponto, durante em média 1 hora.

Embu das Artes: o que fazer

Espero já ter te instigado a conhecer a cidade, mas sem delongas, vamos explorar melhorar as opções e saber o que fazer em Embu das Artes.

Feira de Artesanato

A feira de artesanato realizada na cidade todos os finais de semana é o ponto principal do passeio. A feira se concentra na praça central, onde artesãos e artistas, como músicos e pintores, exibem e vendem suas artes. A praça fica próxima a ruas charmosas, com restaurantes e lojas de produtos variados sediados em casas antigas e coloridas. A junção dessas imagens forma um lugar propício para fotos incríveis.

Uma sugestão de moradora: procure a Viela das Lavadeiras. É uma viela que conecta duas ruas com comércios interessantes e que possui lojas e antiquários em sua extensão. A fachada do antiquário e os muros grafitados são bastante instagramáveis. O ponto alto é tirar fotos enquanto ouve um artista muito talentoso que sempre está por lá. Outro ponto interessante é que Mick Jagger já fez esse trajeto em 1995.

Museu de Arte Sacra

Embu das Artes tem um museu com uma coleção de arte sacra e de objetos históricos ligados à religião. Além de sua importância histórica, a arquitetura é interessante e possibilita fotos. No interior da construção, é possível observar o movimento da cidade através das janelas, o que confere um ar mais “retrô”.

Centro Cultural

O Centro Cultural Mestre Assis do Embu é mais uma opção do que fazer em Embu das Artes. O local possui exposições e eventos culturais relacionados às artes visuais e performáticas.

Parque do Lago Francisco Rizzo

Menos conhecido pelos turistas e bastante apreciado pelos moradores, o Parque do Lago Francisco Rizzo é um espaço de lazer com uma vasta área verde em torno de um lago propício para caminhadas, piqueniques e passeios. Existem brinquedos, como balanços e escorregadores, para as crianças aproveitarem.

Restaurantes em Embu das Artes

Se além de saber o que fazer em Embu das Artes sua dúvida também é onde comer na cidade, saiba que existe uma ampla gama de opções gastronômicas, que vão desde restaurantes especializados em pratos tradicionais brasileiros até bistrôs com uma seleção de culinária internacional.

Aconselho flanar pelas ruas da cidade e escolher o cantinho que mais apetece pela comida, localização e, se gostar, pelos shows ao vivo. Mas algumas recomendações comuns de restaurantes em Embu das Artes são:

  • Esfera Restaurante e Lanchonete;
  • Mamute Restaurante;
  • Bem Brasil Bistrô;
  • Casa Florida Restaurante;
  • Restaurante Cana do Reino;
  • Virado à Mineira;
  • Churrascaria Saudades do Sul;
  • Restaurante O Garimpo;
  • Empório São Pedro.


Já conhecia a cidade? Foi convencido pelas possibilidades do que fazer em Embu das Artes? Deixe suas impressões nos comentários.

Até o próximo post.


Me acompanhe também no Instagram e no Pinterest.

Comentários

Postagens mais visitadas