Comece o ano lendo mais: livros para iniciantes que querem ler mais em 2025
Se você está lendo este texto, é bastante provável que ler mais livros seja uma de suas promessas para este novo ano. Também pode ser que você não tenha o hábito de leitura ou que esteja desabituado aos livros e que se sinta enferrujado. Seja qual for o seu perfil, o importante é saber que não é preciso começar com livros densos ou mesmo complexos. A literatura é democrática e oferece títulos acessíveis e envolventes para todos os públicos e necessidades.
A seguir, selecionei alguns livros para iniciantes perfeitos para quem quer ler mais em 2025. As histórias são leves e estimulantes, ideais para motivar o hábito de leitura de forma natural.
Livros de fantasia para iniciantes
Como não começar pelos livros de fantasia? Eles são verdadeiros portais para o mundo da literatura, independente de idade. Portanto, não torça o nariz pensando que são bobos ou simplistas. Dê uma chance a eles e se surpreenda com a profundidade de seus universos e das lições apresentadas.
Alice no País das Maravilhas
Você provavelmente já conhece a história, seja por ouvir falar ou por assistir aos filmes. Mas já se aventurou nesse universo fascinante e, por vezes, psicodélico, que nos leva a entrar na toca do coelho e sair transformados ao final junto com Alice? O livro narra a história de Alice, uma menina curiosa que segue um Coelho Branco e cai em uma toca, sendo transportada para um mundo estranho e fantástico, onde encontra animais e objetos que se comportam e falam como pessoas.
Alice no País das Maravilhas não é apenas um conto infantil, mas uma viagem filosófica em meio a personagens excêntricos e cenários surreais. Não é à toa que o enredo encanta e marca a vida de tantas pessoas, sendo possível encontrar facilmente citações na internet ou mesmo pessoas tatuadas com as passagens do livro e as personagens. Que tal dar uma chance?
As Crônicas de Nárnia
Poderia ser Harry Potter, Senhor dos Aneis ou Duna, mas As Crônicas de Nárnia se destacam por serem histórias mais curtas e acessíveis, o que as torna uma excelente escolha para figurar entre os livros para iniciantes. Isso não diminui sua capacidade de cativar; pelo contrário, sua narrativa é profundamente envolvente e cheia de magia, encantando leitores de todas as idades.
As Crônicas de Nárnia, de C.S. Lewis, é uma série de fantasia que começa com o livro O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. Quatro irmãos são transportados para o mundo mágico de Nárnia, onde encontram criaturas falantes, aventuras e uma luta épica contra a Feiticeira Branca. As lições universais de coragem e valores morais permitem uma conexão com os personagens, tornando o livro uma porta de entrada para o mundo da fantasia, repleta de imaginação e ensinamentos atemporais.
Romances para iniciantes
Existem livros para iniciantes que são romances, ou seja, histórias de ficção focadas em relações interpessoais, frequentemente com temas de amor, drama ou crescimento pessoal. Esses livros possuem narrativas fluidas e agradáveis para cativar quem está começando a desenvolver o hábito de ler.
A menina que roubava livros
Narrado pela Morte, o romance se passa durante a Segunda Guerra Mundial e segue uma jovem chamada Liesel, uma jovem que encontra consolo nos livros enquanto vive em uma Alemanha devastada pela guerra. Essa narração inusitada traz autenticidade e provoca uma certa estranheza interessante ao longo da história, capturando e mantendo a atenção do leitor.
A Menina que roubava livros precisa estar entre os livros para iniciantes, pois sua linguagem moderna e direta consegue, de maneira eficaz, despertar emoções intensas ao longo de toda a leitura. Embora a história envolva temas sensíveis e a dor crescente seja palpável, a escrita de Markus Zusak é cativante e mantém o leitor imerso na trama. Pegue um lencinho para não molhar as páginas. Depois, não diga que não avisei!
O morro dos ventos uivantes
Se você é fã de Crepúsculo, provavelmente já percebeu a referência a O Morro dos Ventos Uivantes na trama ou até foi inspirado a explorar esse clássico de Emily Brontë. E, para quem não é tão fã de Crepúsculo, sem preocupações: as histórias são totalmente independentes e podem ser apreciadas cada uma a seu modo.
O Morro dos Ventos Uivantes é um romance sombrio e tumultuado, publicado em 1847, que se mantém como um clássico e relevante até os dias atuais. Trata-se de uma história de amor intensa e destrutiva entre Heathcliff e Catherine Earnshaw, que transcende as barreiras do tempo e da morte. Ambientada em uma paisagem isolada e desolada, a narrativa mergulha em temas de obsessão e vingança, criando uma atmosfera inquietante e um pouco perturbadora.
Mistério para iniciantes
Talvez aguçar a curiosidade seja uma das formas mais interessantes de conduzir o leitor da primeira página do livro até a última. Afinal, quem quer parar a leitura sem saber quem foi o culpado por uma morte ou como o crime foi realizado? A agilidade e a sagacidade desse gênero oferecem uma variedade de livros para iniciantes, mantendo o suspense e o interesse do começo ao fim.
O misterioso caso de Styles
Como escolher somente um livro de Agatha Christie? Facilmente poderia ser indicada qualquer uma de suas histórias para todos os públicos e idades. E Não Sobrou Nenhum é o seu livro mais comentado, seguido por Mistério no Nilo e Assassinato no Expresso do Oriente, provavalmente. Porém, a escolha de O Misterioso Caso de Styles tem fundamento para estar entre os livros para iniciantes.
Além de ser uma opção menos comum, a trama é envolvente e, pasme, é o primeiro livro de Agatha Christie, publicado em 1920. Além disso, somos apresentados a Hercule Poirot, um dos detetives mais icônicos da literatura policial. Na história, ele investiga a morte de Emily Inglethorp, encontrada em sua mansão isolada, e, com sua mente afiada e lógica impecável, desvela segredos e pistas falsas, levando o leitor por reviravoltas até a surpreendente revelação final.
Contos e poesias para iniciantes
Quem disse que contos e poesias não são livros para iniciantes? Embora esses gêneros possam, de fato, apresentar desafios únicos, a verdade é que a adaptação vem com a prática e a persistência. A experimentação também serve para cada leitor descobrir seu estilo preferido, o tipo de escrita que mais o cativa.
Antes do Baile Verde
Os contos são, talvez, o tipo de narrativa mais surpreendente. São histórias curtas, nas quais o leitor precisa se atentar aos detalhes e "tatear" o ambiente para se ambientar. É como ser introduzido repentinamente em um momento específico da vida de personagens, sem contexto prévio, sem saber o que esperar. E, ao final, vem o impacto de uma revelação que pode deixar desconforto, incompreensão, diversas sensações.
Antes do Baile Verde, de Lygia Fagundes Telles, é uma coleção de contos que explora a complexidade das relações humanas, revelando os medos, desejos e conflitos internos de seus personagens. Drummond comentou que a obra de Lygia possui uma dimensão mais acessível e direta, que conquista o leitor comum, e outra mais profunda, que pode ser explorada por aqueles que desejam uma leitura mais atenta e analítica. Portanto, ela também pode estar entre os livros para iniciantes.
Chão de Vento
Hesitei entre escolher esse livro e algum de autores, como Carlos Drummond de Andrade, um dos melhores poetas. Porém, acredito que livros para iniciantes incluam poemas mais facilmente sentidos que compreendidos. Ou seja, falam de emoções e sentimentos mais facilmente sentidos e absorvidos por quem está começando a formar sua bagagem literária.
Chão de Vento é escrito por Flora Figueiredo, aclamada por nomes como Caio Fernando Abreu e Ferreira Gullar. A autora possui uma escrita apaixonada, irreverente, sedutora e cheia de intensidade, conduzindo o leitor por um universo de palavras que se tornam quase musicais, fazendo de cada verso uma experiência única e cativante. A escrita é tranquila e acessível para todos, motivo pelo qual compõe os livros para iniciantes.
Dicas de como ler mais
Além de conhecer livros para iniciantes, é preciso saber como ler mais. Embora existam muitas dicas circulando pela internet, há alguns pontos fundamentais para quem deseja desenvolver e manter o hábito de leitura:
- mantenha a frequência, pois ler pouco regularmente é melhor que cinco horas em um mesmo dia uma vez por mês;
- leia, mesmo que tenha poucos minutos:
- escolha os livros que goste, sem julgamentos;
- não se sobrecarregue, obrigando-se a ler quantidades de livros incompatíveis com sua rotina;
- não gostou de um livro por mais que tente, passe para o próximo;
- não tenha pressa para finalizar um livro, pois o prazer está no processo da leitura;
- dê chances a livros de gêneros e características diferentes aos habituais;
- dê NOVAS chances a livros e autores abandonados na estante.
Gostou das dicas? Conhece outras dicas de livros para iniciantes? Ou possui dicas de como ler mais? Compartilhe nos comentários!
Até o próximo post.
Me acompanhe também no Instagram e no Pinterest.
Comentários
Postar um comentário